Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Gramática: Por que/ Porque/ Por quê/ Porquê





É muito fácil termos dúvidas sobre como e onde devemos utilizar cada uma dessas palavras, por esse motivo eu explicarei cada uma delas.

Por que:
O por que (separado) tem dois empregos, sendo eles:
a)      O uso quando depois dele vier escrita ou subentendida a palavra razão (tratando-se da preposição por seguida do pronome interrogativo que). Caso ocorra no final da frase é preciso ser acentuado. 
Como por exemplo: "Por que ele faltou à reunião?".

b)   O uso quando é equivalente a pelo qual e flexões (tratando-se da preposição por seguida do pronome relativo que).
Um exemplo disso é a frase: "Este é o caminho por que passas todos os dias".

Porque:
O porque (junto e sem acento) é utilizado quando se trata de uma conjunção explicativa ou causal e geralmente equivale a pois.
Na frase seguinte vemos um exemplo:
"Não compareceu porque estava doente". Caso troquemos a palavra porque por pois, a frase continuará com o mesmo sentido.


Por quê:
É utilizado quando vem antes de um ponto, seja este final, interrogativo ou de exclamação. Nesse caso o por quê virá acentuado e terá o significado de “por qual razão”, “por qual motivo”.
Exemplo: “Mas por quê?”.

Porquê:
Escreve-se porquê (junto e com acento) quando se tratar de um substantivo. Nesse caso, virá precedido de artigo, ou outra palavra determinante.

Exemplo: “O porquê eu não sei”. Note que a palavra porquê é um substantivo, que está sendo precedido pelo artigo definido o.

~Yan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Theme por Erica Pires © 2013 • Powered by Blogger • Todos os direitos reservados • Melhor Visualizado no Google Chrome • Topo